Do fósforo à música tcheca

Last.fm é algo que vicia. Minha página na rede tem mais de 200 artistas e 6 mil execuções até aqui (das quais os Beatles lideram com mais de mil) e eu fico procurando sempre superar minha marca com novas bandas e discos.

Eis que esses dias descobri a banda Navigators, um grupo de Praga, na República Tcheca, que sustenta seu som no estilo R&B, trazendo pegadas de ritmos como o blues, soul e hip-hop. A mistura é realmente inusitada e miscigenada, pois a união da black music com a pele branca dos integrantes causa, ao mesmo tempo, surpresa e fascinação pelo trabalho bem feito.

Escolhi três clipes pra representar a banda, não só pela qualidade das músicas, como pelo trabalho visual bem elaborado de cada clipe.

My Place me levou até a banda. O clipe deste single é feito com 178 caixinhas de fósforos criadas pelo designer Pavel Fuksa. Cada caixinha foi feita para combinar com um trecho da música, que fala sobre uma garota que prepara um jantar para o namorado. Os detalhes de cada ilustração são bem lindinhos mesmo, me fez lembrar até do meu tempo de moleca, quando eu construía móveis de caixas de fósforo para a casa das minhas bonecas. E o visual vintage deu todo um charme. A técnica utilizada no clipe é motion graphics. Para ver todos os desenhos das caixinhas, é só visitar o Flickr do Fuksa.

Happy é uma versão menos dançante, com trechos em voz e violão. Aos poucos, baixo e bateria entram em ação dando mais movimento, mas no geral, é a música mais lenta das três, uma baladinha com toque hip-hop.

Do Somenthing é a mais agitada. Extremamente dançante, o clipe traz coreografias de break dance e imagens em close, bem típico de clipes de hip-hop. O fundo infinito e o tom monocromático deixa o vídeo bem intenso e bonito. Pena eu não ter talento pra fazer a dancinha do robô.

É isso. Uma dica de um som diferente e gostoso pra dar um upgrade na playlist de qualquer cidadão de bem.

Um pensamento sobre “Do fósforo à música tcheca

Deixe uma resposta

