Para que não fique só na promessa…

Preguiça. Preguiça imensa é o nome que se dá ao meu atual estado criativo. As ideias pulsam na minha cabeça, mas só de pensar em colocá-las no bloco de notas… minha tendinite se manifesta em graus elevados, costas começam a doer e a certeza de que não vou conseguir blogar se mostra dominante em meus dias.

Mas eu quero falar, pode ser?

Ano Novo tá por aí, o primeiro mês até acabando está. Uma década se foi, estou com 22 anos, quase me formando em Jornalismo, solteira e… com uma vontade imensa de fazer milhões e milhões de coisas. Aliás, quem na minha idade não está?

Caí na besteira de determinar que 2010 é um ano decisivo na minha vida de “mulher responsável”. Até outro dia eu era uma moleca que tinha pesadelo com fantasma e fazia xixi na cama… (a última vez que fiz foi até muito tarde, com 12 anos. Mas foi culpa do maldito sonho realista que tive. Ilusão cruel de estar no aconchegante banheiro com cheiro de erva-doce e azulejos de flores vintage…). Enfim, agora eu cresci e tenho que pensar em coisas sérias. Não só pensar, cumprir também.

É impressionante quando a gente pensa mais nas obrigações do que em nós mesmos. Meu irmão me disse ontem: “Você nunca tira férias? Todo mundo tira férias, menos você. Todo dia vejo você sair de casa para ir ao trabalho!”. Ele só tem 10 anos. E eu fico preocupando o menino! Isso me deixou com uma profunda frustração, se querem saber. Como disse, tenho 22 anos e, no entanto, ajo como se tivesse 50. E, se considerarmos as exceções, pior para mim.

Diante disso, mais do que nunca, preciso modificar muita coisa na minha vida. E fazê-las pensando no que realmente é importante e me deixa mais viva.

Eis que, parando a enrolação, farei uma precipitada lista sobre o que cumprir ou tentar concretizar esse ano. Para que todos vejam minha boa vontade, me incentivem e cobrem atitudes.

Me disseram que isso de lista não é bom, pode até complicar as coisas. Mas, sei lá, prefiro arriscar. Acho que é uma maneira de me conhecer mais, saber o que espero da vida, melhor, saber o que espero fazer por ela.

1- Dedicar mais tempo à família e amigos e menos ao computador. Brincar mais com meu maninho e levá-lo para sair com mais frequência, ser menos espaçosa e contribuir mais com minha mãe, furar menos com os friends quando eles me chamam pra dar um rolê por aí;
2- Completar minha grade curricular e fechar um tema para a monografia;
3- Trabalhar bem, porém menos tempo;
4- Viajar pelo RN e, se der, começar a conhecer o Brasil. Maceió, Recife e São Paulo são boas pedidas para um início tímido;
5- Sair mais: cinema, barzinhos, praias, parques, restaurantes e, talvez, baladas;
6- Ver mais filmes, muitos mesmo. Começar a estudar a Sétima Arte de verdade, ficar atenta aos lançamentos, mas buscar conhecer os clássicos também;

Inclusive, nesse sentido, há a promessa firmada há pouco com o amigo Alex “Calango“, de que faremos reuniões semanais de dois tipos durante este ano par. As reuniões ímpares serão sessões de filmes, com pipoca ou não. As reuniões pares serão para tomar café e discutir as nossas impressões sobre o que já foi assistido. Registro aqui para que me cobrem, porque quero relatar esses encontros pra vocês.

7– Ler mais. Livros, principalmente, revistas, artigos na internet, etc. Clássicos, best-sellers atuais, livros sobre jornalismo, cinema, fotografia e música;
8– Fotografar. Muito, muito, muito. Já comecei bem me inscrevendo na disciplina de Fotografia na faculdade. Espero comprar uma câmera melhor até o final do primeiro semestre e aumentar a quantidade de fotos no meu humilde e amador Flickr;
9– Ouvir mais música. Seja algo bem retrô ou hype, não importa, quero estudar música como nunca, conhecer mais sobre os diversos gêneros e alimentar mais o meu Last.fm com coisa boa;
10– Ainda no campo musical, quero aprender gaita. Ganhei uma de presente e é questão de honra aprender ao menos três músicas;
11– Ver mais séries de TV. Continuar acompanhando Cold Case, Supernatural, The Big Bang Theory, CSI… e me ligar em outras também: Two And a Half Man, Dexter, Mad Man, etc;
12– Produzir mais aqui no blog. Se possível, sair mais à campo em busca de coisas interessantes para postar. Modificar o layout também e dar um upgrade no espaço de armazenamento de conteúdo;
13– Conhecer pessoas novas. Não pela net, pessoalmente. Conversar mais cara-a-cara. E, neste tópico, vale também a promessa de ser mais corajosa pra falar com as pessoas já conhecidas sobre o que me aborrece ou não nas relações. Enfim, não ter medo;
14– Tentar praticar um esporte. Queria voltar para a natação, mas Tai Chi Chuan me parece algo interessantíssimo. Se bem que sessões de caminhada com Mainha seriam ótimas;
15 – Organizar minha vida e me estressar menos com coisas miúdas. Esquecer o comodismo, tomar o controle. Tudo por uma questão de saúde. Está incluído nisso ir ao médico. Fazer exames que deixei pra trás, arrancar os últimos sisos, cuidar das alergias, da alimentação e do sedentarismo;
16– Ser mais responsável socialmente. Tentar ajudar mais as pessoas. E potencializar minha atuação como defensora ambiental. Reduzir o consumo de carne vermelha mais ainda, diminuir o tempo no chuveiro, fazer xixi no banho cada vez mais, gastar menos papel, etc.
17– Conhecer mais Natal e ser mais tolerante com o que me desagrada por aqui. Sair da toca e parar de reclamar, porque tenho a hipocrisia de dizer que não valorizamos nossa cidade e eu mal a conheço;
18– Começar minha coleção de itens beatlemaníacos. Discografia, livros e afins;
19– Juntar uma grana legal. Pra formatura, principalmente;
20Dormir.

Acho que já está bom demais, certo? Até porque não quero cansar vocês. E devo dizer que alguns itens desses estão sendo trabalhados já. São degraus a subir, com calma para não escorregar e ficar arrebentada. Nada de elevador, isso é para os fracos.

5 pensamentos sobre “Para que não fique só na promessa…

  1. Xixi no banhoooo! / e dormir tbm é bom de vez em quando!

    Ei! bela lista! Espero que consiga cumprir pelo menos a maioria dos itens, não são difíceis de se concretizar! O ruim de fazer uma lista é que as vezes ficamos bitolados tentando seguir e realizar as coisas listadas sem espontaneidade… deixe p/ voltar nela no fim do ano e assim saber oq conseguiu ou não!! Vc já sabe oq quer…é só estigar ai! Dô maior força!!
    Bjãooo pequena!

Deixe uma resposta

