Poesia vista

“Fotografar é colocar na mesma mira a cabeça, o olho e o coração.”
Henri Cartier Bresson

O que me encanta na fotografia é o fato dela eternizar um momento, dela revelar bem mais que uma imagem, mas uma história, um sentimento, um olhar igual a nenhum outro no mundo.

Cada momento não fotografado é um momento perdido no tempo. Deixar o registro das nossas lembranças é mais que necessário para nos ajudar a ser quem somos, para nos levar até quem não conseguimos alcançar.

Enfim, como toda poesia pura e verdadeira, a fotografia é única, jamais podendo ser substituída. Ela sobressai a poesia escrita, pois atinge todos, até quem não consegue identificar o código escrito. É universal.

Fotografias, claro, me fazem chorar.

E por isso, Lost Smile e The Pen Story me encantaram. Kodak e Olympus conseguiram traduzir bem esse sentimento fotográfico. Óbvio, né? É o que oferecem!


Em Lost Smile, com trilha de Au Revoir Simone, a Kodak mostra como a fotografia é capaz de retomar quem somos. E aproveita para reforçar de maneira sutil o seu conceito It’s time to smile!.

Ao som de Sad Song, um eletro suave do trio novaiorquino, conta-se a história de uma garota que perdeu o sorriso e que, apesar de procurar em todos os lugares, não consegue recuperá-lo. Mas ela se depara com fotografias que mostram o quanto ela era feliz e então volta a sorrir. Conceito lindo, técnicas bem trabalhadas, trilha moderninha, tudo perfeito. A produção é da Paranoid US, que caprichou no uso de stop motion, live action e ilustrações.

Não tão recente quanto o vídeo da Kodak, temos The Pen Story, da Olympus, filme comemorativo do aniversário de 50 anos da PEN, a lendária câmera da marca.


Também utilizando stop motion, foram reuniadas cerca de 60 mil imagens para a produção do vídeo de 3 minutos, que mostra a tragetória de um homem desde a sua infância, tudo registrado em fotografias, claro. Trabalho belíssimo, muito sensível, sob a voz tranquila de Johannes Stankowski em Down Below.

Um pensamento sobre “Poesia vista

  1. Pingback: Trackback

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s