Criador e Criatura – Ator e Personagem

Um ator ou atriz sempre ficará marcado em nossas mentes por um personagem que interpretou, certo?

Não importa se ele/ela aparece em todos os filmes, se é incrível interpretando drama, comédia e suspense. Não importa se é o mais bem pago, se é o mais pop, o mais bonito ou bem vestido.

Sempre vai existir aquele personagem, um único e bendito papel que será comum na mente de todos, aquele que faz a gente confundir o nome real do ator com o nome de seu trabalho, conhecendo mais este do que o próprio nome de batismo do artista.

Por exemplo. Para mim, Johnny Depp virou ícone após vê-lo como Edward, de Edward Scissorhands (Mãos de Tesoura). Impossível não se encantar com tamanha doçura do Depp fictício e genialidade de Depp profissional, interpretando divinamente sob a direção de Tim Burton;

Haley Joel Osment me marcou como o menino Trevor de Pay It Forward (A Corrente do Bem), apesar do ator ser mais conhecido pela interpretação e frase “I see dead people”, de The Sixth Sense (O Sexto Sentido). O ideal de cada pessoa ajudar mais três nunca poderá ser esquecido por uma mente sonhadora;

Heath Ledger, não é lembrado, por mim, como o Coringa sombrio do último Batman, mas como o Patrick, príncipe às avessas de 10 Things I Hate About You (10 Coisas que Odeio em Você). Não sei se pela fuga dos padrões de beleza, pelo sorriso incomum e charme natural… Enfim, motivos não importam, o que vale é a lembrança.

Sem contar muitos outros, que, por enquanto, não citarei aqui.

Seguindo essa ideia, a Empire Magazine, revisa americana que comemora seus 20 anos de existência, fez um ensaio comemorativo com atores e atrizes revivendo seus mais famosos personagens. Foram utilizados elementos que remetem ao papel símbolo de cada ator. Detalhes inconfundíveis.


As fotos que trazem Mel Gibson na pele de William Wallace, de Braveheart (Coração Valente), foram algumas das mais legais.

Mas a lista segue: Jack Nicholson aparece como o Coringa (Batman); Emma Watson como Hermione Granger (da série Harry Potter); Matt Damon como Jason Bourne (da trilogia Bourne); Gerard Butler na pele do Rei Leónidas I (300); Christian Bale revivendo Patrick Bateman, de American Psycho (Psicopata Americano) e muitos outros.

Aqui e aqui dá para ver mais fotos do ensaio.

Agora fica a minha curiosidade, quais personagens mais te marcaram?

6 pensamentos sobre “Criador e Criatura – Ator e Personagem

  1. Massa. Eu ja tinha visto essas fotos a umas 2 semanas. São bem legais mesmo. Só faltou Jim Carrey, imortalizado em diversos personagens (O Grinch, Acy Ventura e O Máscara). Enfim.. bons atores e seus personagens não faltam. AH! Faltou você citar a “MALDIÇÃO FRIENDS”, que após 10 anos de seriado os atores não conseguem se livrar do carma de serem sempre chamados de “Monica, Rachel, Ross, Joy e etc”.

  2. Muito boas as fotos da Empire! Shaun of Dead e tudo mais rsrs…

    Um personagem que me marcou com certeza foi o andróide interpretado por Rutger Hauer em Blade Runner. Não consigo olhar pra cara de Rutger Hauer sem lembrar do andróide com um pombo na mão falando: “All those moments will be lost in time… like tears in rain…”

    Todos os outros atores em Blade Runner também… Harrison Ford pra mim sempre tem a cara do detetive Deckard!

    Os exemplos clássicos dessa confusão ator/personagem são os monstros da Universal, Bala Lugosi/Drácula e Boris Karloff/Frankenstein. Quando se fala de um, se lembra do outro.

  3. …e BELA Lugosi saiu BALA Lugosi. Belo comment. De menta ou de morango? haha

    Mas tem quem transformou Ace Ventura em ACY Ventura tbm, então estou desculpado rss

  4. Me vieram à cabeça agora alguns atores “clássicos” de filmes sessão da tarde:
    Eddie Murphy e seu Axel Foley, de Um Tira da Pesada
    Sean Astin e seu Mickey, de Goonies (me lembro mais desse do que o Samwise Gamgee do Senhor dos Anéis)
    Matthew Broderick, que interpretou Ferris Bueller em Curtindo a Vida Adoidado.

    E, pouco tempo depois de usar meu canivete suíço não poderia esquecer dele: Richard Dean Anderson / MacGyver😀

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s