Música para assistir

Já disse, mas repito: para mim, clipe é algo fundamental. Se não for para fazer um bom clipe, que nada seja feito e está resolvido.

Tenho trauma de clipe “ao vivo”. Gosto de “super produção”, de ver os artistas se empenhando, mostrando que eles podem mais, que gostam de inovar, de fazer clipe com animação, humor… Até ficção científica vale se combinar com o som.

Sou louca pra que alguém faça um rock pesado e coloque um backing vocal eletrônico no maior estilão “I’m your father” do Darth Vader… Assim, vou poder jogar umas imagens tipo Matrix com Star Wars e deixar a parada muito louca, saca? O clipe da minha vida! Mentira, um fracasso.

Bom, brincadeiras e alucinações à parte, vejo a música e a arte de fazer cinema muito próximas. Distância milimétrica, quase impossível medir. Então, por que não trabalhar uma música projetando a sua imagem (clipe)? Afinal, o cara imagina alguma coisa enquanto compõe, certo?

Bons exemplos dessa união são meus queridos Franz Ferdinand, os ousados do OK Go e os caras do Vampire Weekend.

Há tempos que o clipe de Can’t Stop Feeling, do Franz, tá por aí. O lançamento ocorreu por volta de julho deste ano. O que me chamou a atenção nesse vídeo é que você percebe que os integrantes se empenharam pra fazê-lo. Ficou muito engraçado, porque eles não são atores, mas mandaram bem. Foi uma ideia simples, que contou com a ajuda de uma boa edição (confesso que percebi algumas falhas, mas que são perdoáveis pela iniciativa) e que, pra mim, tá na lista de um dos clipes que mais gosto.

Já os estreantes do Vampire Weekend (o disco dos caras tem lançamento previsto para Janeiro de 2010) já me conquistaram no primeiro videoclipe. É mais uma ideia simples e bem trabalhada. Basicamente, o que prevaleceu foi, mais uma vez, o engajamento dos músicos. Porque o cenário é um só e a câmera viaja em apenas dois sentidos o clipe inteiro, com algumas mudanças de velocidade. Alguns objetos chave, trilhos, repetição, criatividade e muita empolgação dos meninos aí deixaram o single Cousins bem mais interessante.

Por fim, os caras do OK Go. Não tenho muito o que discutir sobre eles, porque, depois de Here It Goes Again… se reclamar, mereço suspensão deste blog. Não tenho capacidade para correr tradicionalmente em cima de uma esteira elétrica, imagina só fazendo coreografia. Um horror!

Pois bem, mais uma vez, os americanos arrebentaram no quesito “videoclipes que arrasam”. Muita cor, muitos efeitos, muito trabalho de edição, isso sim! Não é à toa que eles formam a banda dos “clipes legais”.

3 pensamentos sobre “Música para assistir

  1. Bom, acho que nem preciso comentar que compartilho da mesma paixão de música + cinema = clipes e afins, né?!
    .
    Ainda não vi os clipes que você postou, mas promento que vou vêr. Confio no seu bom gosto!😉
    .
    De clipes que me chamaram atenção pelo primor com que foram feitos, tem o “Fell in Love with a Girl” do White Stripes… “The View From The Afternoon” do Arctic Monkeys (foi este clipe que me ensinou a gostar deles)…e pra finalizar esta pequenina (e infima) listinha, indico os clipes do Underoath (a maioria deles tem uma estética muito bonita, e são recheados de semiótica :D) como exemplo indico: “Writing on the Walls”, “Reiventing Your Exit” e “In Regards to Myself”. Bom, espero que você goste das minhas indicações!😉

  2. Vampire Weekend, adoro. In december, drinking horchata. O clipe de Oxford Coma é um dos melhores clipes que já vi. Já do Franz Ferdinand, além dos clipes do primeiro álbum com toda aquela homenagem ao construtivismo russo, gostei bastante do clima urbano de Ulysses. Mas musicalmente, além do primeiro álbum, não me desce muito o FF, e talvez isso tenha estragado até a minha atenção nos outros clipes. Não sei o porquê. Vampire Weekend me interessa mais.

  3. Pingback: Canções de baleias e ratos modestos « neoBudega

Deixe uma resposta

