Devoção pop

Minha mãe anda viciada em arquitetura, arte e decoração. E, sabendo que eu gosto de coisas essencialmente criativas e… que tenho um blog, me mostrou o trabalho da Daniela Bobsin e do Heberton Fabrício, que formam a Cabeça de Frade, oficina de arte localizada em Minas Gerais.

Daniela é arquiteta e Heberton antropólogo, mas ambos escolheram as Artes Plásticas como o caminho ideal. Através do contato com a rotina interiorana compõem um trabalho inspirado na religiosidade e cultura popular, com um toque criativo de pop art e naif (arte primitiva moderna).

Até a linguagem própria dos quadrinhos é utilizada, com balões e pequenas frases que dão um ar divertido às peças de madeira reaproveitada de marcenarias e semelhantes. Sem contar que os detalhes dos trabalhos mostram algo da história do lugar de origem do santo ou da cultura da sociedade que o cultua.

Apaixonei logo de cara. É um trabalho único e respeitável. Acho que é uma forma de ver a fé duma maneira diferente, bem mais próxima de nós e como símbolo artístico. Porque a arte é divina, certo?

Eu gostei do Santo Antônio (sem trocadilhos infames por favor), da Nossa Senhora Aparecida pela forma como a peça retrata a história do seu descobrimento e das versões de Cosme & Damião, que sempre alegraram minha infância com doces e solidariedade. Lindo o oratório com a versão infantil dos santos gêmeos.

Iemanjá, Santa Rita, Sagrado Coração, Virgem de Guadalupe, Nossa Senhora da Conceição e muitos outros também integram a lista da Cabeça de Frade.

O valor das peças variam de R$ 130 a R$ 400, dependendo do tamanho. E o mais legal é que eles aceitam encomendas de todo o Brasil. É só acessar o site deles ou ligar no (35) 9844-6904 e fazer o pedido do seu protetor pop favorito.

Um pensamento sobre “Devoção pop

Deixe uma resposta

