Mudar o mundo é tão simples quanto fazer xixi

meio_ambiente_by_bebecca

No auge da minha revolta anarquista de adolescente, descobri o prazer de proteger o meio ambiente. Parei de jogar papelzinho de bala ou qualquer outro lixo na rua, diminuí o consumo de carne vermelha, adotei uma dieta extremamente zen natureba quase que no geral, começei a controlar o uso de água aqui em casa e, enfim, adotei outros zilhões de hábitos sustentáveis, sem contar a mania de assistir documentários da TV Cultura sobre as diversas espécies e sobre desequilíbrios ambientais, além daqueles docs de toerias da conspiração, onde os culpados por todo o mal do mundo eram desvendados. Só não era anarquista mesmo porque, na época, não sabia bem o que era e, ao saber, desisti de ser. A total ausência de leis não me fascina.

greenpeace5Na verdade, acho que era comuna. Só não era mesmo por causa da época e da ingenuidade extrema, se bem que… Eu tinha o espírito perfeito para isso, brigava por política na escola, já enxergava os males da Ditadura Militar e queria me filiar ao Greenpeace. Só não fui porque minha mãe me impediu dizendo que eu não tinha dinheiro e que nem louca eu iria participar daquelas manifestações em frente ao Congresso. “Minha filha presa? Nada disso!”, dizia. Então, eu me consolava com aquelas agendas feitas em papel reciclado e a tentar mudar o mundo sem filiação mesmo.

Os tempos passaram e muita coisa virou hábito. O que mudou foi o jeito comuna de ser, reprimi esse meu lado um pouco, desisti de convencer os outros a ser consciente e preocupado com o futuro, com o degelo, o desmatamento, com a água… percebi que me estressava muito e fazia menos, resolvi lutar sozinha. O ideal não morreu, só é guiado por um sonhador solitário.

Recentemente, uma campanha da SOS Mata Atlântica me fez relembrar esses tempos de revolucinária verde. Tempos em que eu abria o site do Click Árvore para ajudar no reflorestamento. A Campanha, denominada Xixi no Banho tem como objetivo reduzir o consumo de água utilizada nas descargas. Segundo cálculos da SOS, 12 litros de água potável por dia podem ser preservados, caso adotemos o hábito de fazer xixi no banho.

sos_xixi

Para estimular a ação, foi divulgado recentemente o segundo vídeo da campanha. A animação traz a narração de crianças convidando todo e qualquer ser a participar do xixi consciente, uma atitude simples que revela um ato extremamente preocupado com o meio ambiente. Além disso, há o hotsite no qual as pessoas podem interagir com mensagens, além de tirar dúvidas sobre como funciona a ação.

Confira abaixo o vídeo, que além de engraçado é bastante criativo. Se fazer xixi no banho já era gostoso antes disso, agora então…

5 pensamentos sobre “Mudar o mundo é tão simples quanto fazer xixi

  1. Boa pollygirl!, são pequenas atitudes que transformam a sociedade, se todos deixassem de jogar lixo na rua não teriamos problemas de algamento etc..
    as vezes um papelzinho de bala é o estopim de um bueiro entupido!

  2. Muito bacana esse seu post! Vivi essa fase. hahaha, Gostava do PSTU hahah, mas fui mudando. Até chegar ao liberalismo.

    Achei bacana essa do xixi e nunca entendi o preconceito de mijar no banho pô! rsrs

  3. Pingback: Para que não fique só na promessa… « neoBudega

Deixe uma resposta

