Vai um café artístico aí?

cafeQuem não gosta de um bom café? Seja ele expresso, capuccino, ao leite, com creme, sem creme, forte, fraco, com ou sem açúcar… Enfim, existem diversos tipos e, na mesma linha, vários viciados numa das bebidas mais antigas do mundo. Minha mãe, por exemplo, é uma. Eu até gosto, mas não puro, pra mim tem que ter um leitinho pra deixar mais cremoso e por aí vai. Só tomo café puro mesmo quando tem algo me preocupando ou quando preciso ficar acordada a todo custo. Enfim, o cardápio de hoje desta neoBudega traz um café bem diferente, mas não menos delicioso.

Antes de mais nada, um suspense pra dar mais água na boca. O café não é uma bebidinha qualquer. Estudos indicam que ele serve para prevenir doenças como depressão, câncer e até mal de Parkinson. Também sabe-se que a bebida faz bem ao coração e favorece o aumento de endorfina no cérebro, aumentando a energia para a prática de esportes, entre outros benefícios, que podem ser vistos em maiores detalhes no Portal da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café).

Agora o café, que fez sucesso na economia brasileira entre os séculos XIX-XX, também faz bem aos olhos. Não, nada a ver com saúde exatamente. Estou falando do Café Latte, uma mistura de café com leite vaporizado, que ganhou uma versão bem criativa por sinal.

A grande sacada é que agora você pode beber uma obra de arte. Não, juro, eu não estou louca, nem bebi café demais. A moda do momento é café com desenho, não apenas com biscoitinhos e outras delícias. É só olhar os exemplos abaixo e conferir com os seus próprios olhos.

latte_art

café

coffee

É a chamada Latte Art ou Coffee Art, que consiste em manipular o leite no café expresso e fazer desenhos na superfície da bebida, com uma ferramenta conhecida como etching (marcador), e que vem conquistando fãs a medida que a popularidade das bebidas em expresso aumentam.

A técnica permite que o barista torne-se um verdadeiro designer, podendo até participar das competições que existem no mundo todo, apresentando esta forma única de arte.

Viu? Aposto um grãozinho de café torrado que você tá louco pra correr na cafeteria mais próxima e provar o seu Latte. Eu também, ainda mais nesse frio de julho.

E para aguçar ainda mais o seu apetite, veja um vídeo que mostra como a técnica é feita. Arte pura!

Nota: Ainda não tenho a informação se essa variedade de café está disponível aqui em Natal, mas vou dar uma pesquisada e trago a relação para vocês.

6 pensamentos sobre “Vai um café artístico aí?

  1. Caraca velho, quem é que não gosta de café nesse mundo?
    além de ser uma das bebidas mais apreciadas, ela nos deixa atentos quando precisamos.
    Particularmente eu sou louco por café. Por isso, achei a matéria da minha amiga Polliana Araújo uma tentação. Eu nunca cheguei a provar esses cafés com desenhos, mas quando tiver a oportunidade cairei de boca, no bom sentido da expressão.
    O melhor da iguaría que eu já provei até hoje foi um Mousse de Capuccino em um restaurante português, cara é uma maravilha.
    E como a minha amiga falou, em um frio desses de julho, café realmente é a melhor pedida.

  2. Muito bom! deu saudade do cafezinho da minha tia lá de Bauru, que pra mim é o melhor do mundo (melhor que o da mamusca, mas ela não sabe).
    Polly aqui em Natal tem um lugar que é muito interessante, eles fazem drinks com de café, que são deliciosos, tem alcoólico e outras variedades, só não tem esse tipo de arte eheheh.
    é o Solamar café, fica na roberto freire, no lado oposto da feirinha, na frente funciona uma locadora, visite vale a pena!

  3. Opa!
    Arte é comigo mesmo (ou não). Já café, quase do mesmo jeito com você: com leite, sem motivo, puro, com motivo.

    SE tiver isso aqui em Natal, vou fazer questão de tirar umas fotos dessa arte, com arte.

    E se tiver, você avise, e vamos tomar um. ;.]

Deixe uma resposta

