“Short Cuts” na lista do Cineclube

cc-natal

O Cineclube Natal exibe no Cine Vanguarda o filme Short Cuts, do norte-americano Robert Altman, próximo domingo (26/04) às 17h. Uma ótima oportunidade para conhecer a obra que não foi lançada, ainda, em DVD no Brasil.

A sessão, que foi adiada por causa do feriado, marca o retorno das exibições ao Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (TCP), localizado na Rua Jundiaí, 641, Tirol.

O valor da entrada custa R$ 2,00 (dois reais) e a classificação do filme é de 16 anos.

A obra

short_cuts

Baseado em contos e poemas do escritor, também americano, Raymond Carver, Short Curts faz um panorama da cidade de Los Angeles a partir de um atropelamento.

São oito histórias sobre casais que enfrentam diversos conflitos e não conseguem se entender. As problemáticas que envolvem os personagens vão desde insatisfações profissionais até os dramas pessoais mais profundos, como traumas e arrependimentos. Os personagens oscilam entre o protagonismo e o secundarismo na trama e levam suas vidas de forma banal, melancólica e vazia, sem um rumo próprio.

O direcionamento de Short Cuts é feito pela ligação das histórias no tema central do filme, que é a abordagem de uma vida solitária, monótona e lançada à própria sorte. São inúmeros encontros e desencontros que fogem ao controle dos personagens e que denunciam um mal que vai além da ficção, um mal que também nos pertence na realidade: o comodismo. Altman tenta mostrar que precisamos estabelecer um controle sobre a nossa vida antes que nos tornemos apenas objetos das determinações alheias. Ou das indeterminações.

Ficha Técnica:

– Título original: Short Cuts
– País/Ano: EUA/1993
– Duração: 187 minutos
– Gênero: drama/comédia
– Direção: Robert Altman
– Elenco: Jack Lemmon, Julianne Moore, Tim Robbins, Madeleine Stowe, Robert Downey Jr., Lily Tomlin, Frances McDormand, Jennifer Jason Leigh, Chris Penn, Andie MacDowell, Bruce Davison, Zane Cassidy, Mathew Modine, Anne Archer, Lili Taylor, Tom Waits.

O Diretor

robert_altman2

Robert Altman nasceu nos Estados Unidos em 20 de Fevereiro de 1925. Diplomou-se em matemática e serviu à Força Aérea na Califórnia durante a Segunda Guerra Mundial, em 1945. Nessa época, teve seu primeiro contato com Hollywood. No ano seguinte, foi morar em Los Angeles, onde começou a trabalhar como diretor. Suas obras mais famosas são Mash (1970) e Short Cuts (1993), através do qual recebeu a indicação ao Oscar de Melhor Diretor. Faleceu em 20 de novembro de 2006, aos 81 anos, de falência respiratória provocada por um câncer.

Mais informações pelo telefone 3232-5307 ou através do endereço http://cineclubenatal.blogspot.com/2009/04/cineclube-natal-153-sessao-shor-cuts.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s